Crombie - Convívio

O que me diz de mim?
O que eu não reconheço sem você?
Eu não me enxergo bem
Se vivo a vida sem querer saber de mais ninguém


quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Viva uma só paixão

África: amor e dor - Uma mulher responde a Castro Alves

Particularmente 2 capítulos da biografia da Analzira me marcaram: o que trata a respeito do Seminário de Huambo, capítulo extremamente bem entitulado: O Seminário do Huambo: meu filho, meu marido , meu amor e o capítulo Milagres acontecem.

Analzira vive uma só paixão.

Fazendo os apontamentos para esta conversa fui primeiramente, no livro, aos documentos de reconhecimento que foram enviados à Analzira. A sua história para Angola está como a de Guilherme Tyndale está para Bíblia em Inglês e João Ferreira de Almeida para a Bíblia em Português. Uma contemporânea que já está nas páginas dos livros e a cada dia mais estará.

“O que sentimos e expressamos nesta carta não se pode traduzir numa mera emoção”. Essas foram algumas das palavras da Convenção Batista de Angola em carta enviada a Junta de Missões Nacionais na ocasião do retorno da Missionária em 2002, isso mesmo, A Missionária com M maiúsculo a definindo com símbolo e única.

O capítulo que trata do Seminário Teológico Batista de Huambo expressa, com beleza e exatidão, as palavras do apostolo Paulo na sua carta aos Filipenses em todo o capítulo 3 onde tudo é considerado como perda e o olhar no alvo é mantido. Semelhantemente me fala e remete ao versículo 17 do mesmo capítulo 3: “Irmãos, sede meus imitadores e prestem atenção nos que andam conforme o exemplo que tende em nós”. Vivendo uma só paixão diagnosticou uma deficiência da Igreja angolana e empenhou-se em fazer daquela nação um celeiro de missionários tanto para Angola como para além fronteiras. Em meio a tantos relatos edificantes dois versículos me pararam à mente: 1 Coríntios 15:58 “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre atuantes na obra do Senhor, sabendo que nele o vosso trabalho não é inútil” e Romanos 1:17 “Pois a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá pela fé.” Também quando leio e recito em meu coração João 8:32 dizendo que a verdade nos libertará lembro do empenho e desdobramento pela capacitação bíblica.

O quanto ler e reler Milagres acontecem me emocionou. Fui até as palavras do Pastor Israel Belo de Azevedo em seu livro Academia da Alma: Ou confiamos em nós mesmos ou confiamos em Deus. Vivendo uma só paixão confiou confiando. E porque confiava confiando vivia e vivia as providências divinas. Quantas situações desesperadoras e acredito que deve ter desesperado. Na verdade não conseguiria acreditar no não desespero nas situações relatadas. Mas um desespero que não a lhe tirava de si e da certeza de Romanos 8:28 onde diz “Sabemos que Deus faz com que todas as coisas concorram para o bem daqueles que o amam”. E amor a Deus e seu Reino sobejam.

Não somente respondeu a Castro Alves como também respondeu e correspondeu ao exemplo de Cristo deixado a cada um de nós. Viveu uma só paixão, viveu a sua vocação e hoje é exemplo para nós. Vivamos uma só paixão e assim como Paulo em 1 Corítintios 11:1 digamos: “Sede meus imitadores, como também sou de Cristo” e como Atos 20:24 “Mas em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que eu complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Jesus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário